18 May
18May

Saiba como aplicar o conceito de mídia interativa no seu negócio para melhorar a experiência do seu público


A mídia interativa envolve uma série de conceitos que visam entregar aos usuários uma experiência inédita, que os envolva e os faça se sentirem parte da construção do conteúdo.
Ela está presente em aplicativos, jogos, infográficos, landing pages, entre outros.


Imagine conseguir entregar conteúdos em que as pessoas interagem, divulgam, se engajam e que façam crescer sua base de clientes. Parece um sonho, não é? Mas isso tem sido possível desde que as mídias interativas chegaram com mais força ao marketing e consequentemente, às vendas. Ainda que essa promessa seja muito forte e esteja longe de ser uma unanimidade, já que tudo depende do plano de marketing e da estratégia, o fato é que a mídia interativa está invadindo os setores de marketing e vendas devido ao seu potencial de viralização e sucesso.  


O que é mídia interativa?


A mídia interativa se refere a algum tipo de mídia digital que tem como característica principal a presença de algum tipo de interatividade entre o usuário e o material para haver um resultado específico, que é gerado pela interação do público.Diversos tipos de interatividade podem existir em uma mídia interativa. Podem ser imagens, ícones, símbolos, textos, sons, animações ou vídeos. Todos têm o objetivo de chamar a atenção, já que a mídia interativa depende da participação do público para alcançar seu objetivo final, que é construir uma resposta única de acordo com o usuário.Isso é o que ocorre na interface, já que por trás disso existem outros aspectos que incluem programação, hardware, armazenamento nas nuvens, processamento de dados, memória e inteligência artificial, dependendo do projeto.       

A mídia interativa está evoluindo juntamente a tecnologia, pois elas estão diretamente relacionadas.
E apesar de ser um formato visto desde o século XX — por praticamente ter surgido com o computador —, é nesses últimos anos que ele está ganhando posição de destaque, principalmente quando as empresas descobriram que a interação chama a atenção do público de forma não interruptiva.O investimento na mídia interativa é uma aposta das companhias mais atualizadas e tem tudo para crescer e se popularizar, ainda mais com a adoção por outras empresas, gerando vantagens para todos.Isso porque empresas de TI e tecnologia, ao verem o movimento do mercado, também investem na construção de plataformas para mídia interativa, baixando o custo dessas ferramentas, além de melhorar a qualidade delas.

Quais são os tipos de mídia interativa?

A mídia interativa é um termo genérico que abrange múltiplos formatos de produção de conteúdo. Os jogos de videogame são um exemplo, tendo sido um dos primeiros formatos que foram disponibilizados no mercado. 


Arte

A arte interativa é aquela na qual o público participa, interagindo com a instalação ou com o artista, como é o caso das obras de Marina Abromovic. 

Publicidade interativa

A publicidade interativa pode ser apresentada em formato variados. Ainda assim, nós a incluímos aqui para dar o destaque devido ao potencial de crescimento que ela pode trazer para as empresas. Vídeos, ebooks, infográficos, quizzes e calculadoras são alguns dos formatos mais usados.

Aplicativos

A popularização dos dispositivos móveis e a criação de aplicativos facilitou o entendimento do que é mídia interativa para a maioria das pessoas. O Brasil é um dos países mais conectados do mundo e o número de celulares com acesso à internet está crescendo a passos largos.Para você ter uma ideia, estima-se que existam mais de 230 milhoes de unidades de celulares em uso no Brasil, contra 180 milhões de notebooks, computadores e tablets sendo usados. 

Vídeos interativos

Os videos interativos são um formato é novo e veio para tirar a passividade que existia nos vídeos. Antes, o usuário era um espectador, que assistia sem poder interagir com o conteúdo, e agora pode criar um novo roteiro e um novo final para o que está assistindo. 

Sites interativos

Os sites interativos são aqueles que abrem páginas de acordo com as respostas ao conteúdo exposto. 

É importante lembrar que o simples clique no site não é interatividade, pois o usuário lê o conteúdo de forma passiva.É preciso que ele interaja com o conteúdo, que é construído de acordo com a experiência do leitor, de modo que ela passa a agir de forma ativa e se torna um usuário.

Pervasive Games

Os pervasive games são aqueles em que o ambiente real faz parte do jogo. O Pokémon Go é um exemplo de aplicativo e pervasive game ao mesmo tempo, e fez tanto sucesso que rendeu várias boas histórias para seus jogadores.

Games Virtuais

Ainda falando em games, o conceito por si só é interativo, pois requer a resposta dos jogadores para construir um resultado.

Realidade virtual

A realidade virtual é uma experiência de imersão em um conteúdo digital, onde o usuário se sente como se estivesse fazendo parte do ambiente e pode interagir com ele.

Infográficos interativos

O infografico interativo é um formato que apresenta dados de acordo com a interação do usuário, podendo revelar ou esconder informações enquanto o público navega pelo conteúdo.

Mapas interativos

Os mapas interativos são aqueles que mostram informações geográficas de acordo com os desejos do usuário.

Ebook interativo

O ebook é um formato bem popular de dispor o conteúdo interativo. Eles conseguem mostrar, inclusive, assuntos mais profundos de acordo com a interação. 

Quiz interativo

O quiz interativo é uma forma muito comum de mídia interativa, já que envolve os usuários de uma maneira única e intuitiva. Ao final, eles podem encontrar um resultado pessoal.

Calculadora interativa

As calculadoras interativas são um tipo de mídia interativa que traz bons resultados, desde que seja bem aplicada na estratégia de marketing.Inclusive, ela pode ser usada para se obter dados dos clientes — com a permissão deles, é claro. Se tais informações forem usadas de forma estratégica, é possível melhorar, por exemplo, a taxa de conversão, além de ajudar efetivamente os clientes no problema específico que eles têm.

Como a mídia interativa pode ser usada nas empresas?

A mídia interativa abrange vários formatos de conteúdo e já está presente na vida das pessoas há bastante tempo. Mas para as empresas, a interatividade chegou um pouco mais tarde, uma vez que está ganhando força nos últimos anos, principalmente pelos fatores que mencionamos anteriormente.Além disso, a evolução da tecnologia, tanto de hardware quanto de software, facilitou a adesão da mídia interativa nas empresas. Até há pouco mais de uma década, adquirir mídia interativa era muito caro. Assim, apenas grandes companhias conseguiam investir nesse tipo de conteúdo, ou então quem tinha orçamentos robustos para TI e marketing.A mídia interativa tornou-se aliada do setor de marketing e das vendas, já que, inserida em uma estratégia bem planejada por meio de um plano de marketing eficiente, proporciona fidelização dos clientes, aumento do valor da marca e crescimento do market share. A popularização da mídia interativa foi responsável por melhorar a qualidade e a criatividade na criação de novos formatos. Para mostrar alguns exemplos de como ela foi aplicada com sucesso em algumas empresas, confira nosso próximo tópico!

Como a mídia interativa já foi usada nas empresas?

O uso da mídia interativa ideal depende de uma série de fatores, como o orçamento, o público, o nicho de mercado, o conhecimento sobre o público, entre outros.É preciso estudar esses pontos e analisá-los friamente para saber qual é o melhor formato de mídia interativa para o seu negócio. A resposta, se a estratégia foi um sucesso ou não, vem rapidamente. Isso porque o conteúdo, para fazer sucesso, depende da interação do público, e a reação deles ao material é o grande medidor do êxito da mídia. 


Fale com a STAR MIDIA DIGITAL sobre um projeto de mídia interativa customizado!

Saiba mais: https://www.covidsolutions11.com/totens-m%C3%ADdia-digital-2



Autora: Raissa Serique

fonte: https://rockcontent.com/br/blog/midia-interativa/