18 Aug
18Aug


TIPOS DE TESTE: IMUNOLÓGICOS

Testes rápidos sorologia IgG/IgM

O que o exame detecta?  Detecta a presença de ANTICORPOS que atuam contra o Covid-19.

Significado dos resultados
IgM positivo: pessoa infectada com o vírus em fase intermediária ou final
IgG positivo: pessoa já foi infectada e agora está curada (adquiriu anticorpos)
 IgM/IgG negativo: a pessoa nunca teve contato com o vírus

Como é feito: a amostra é obtida por meio de uma pequena incisão na ponta do dedo e colocada num kit, com indicação visual do resultado.

Quais as vantagens? Não necessita de equipamentos laboratoriais e os resultados saem em cerca de 10 minutos. Também podem ser uma boa estratégia na investigação de grandes grupos de pessoas, fornecendo informação importante na hora de elaborar a reabertura das atividades e retorno seguro ao trabalho.  

Onde fazer? 

A Covid Solutions possui parceria com redes de laboratórios e clínicas de medicina ocupacional para realização de serviços in company. A aplicação dos testes é feita na empresa por equipe médica qualificada. Atendimento em todo o Brasil.

Saiba mais: https://www.covidsolutions11.com/testes-de-covid


Sorologia

Esse tipo de teste não detecta o vírus, mas sim a presença de anticorpos, isto é, a resposta do nosso organismo frente à infecção. Ou seja, identifica quem já teve contato com o Sars-Cov-2 ou quem já teve a doença. Após alguns dias do aparecimento da doença, a quantidade de vírus vai diminuindo e começam a surgir os anticorpos – por essa razão, nesse exame a amostra de sangue deve ser coletada após sete ou dez dias dos sintomas.

Os anticorpos são proteínas fabricadas pelo nosso sistema de defesa para reconhecer e barrar micro-organismos nocivos. Os testes sorológicos para Covid-19 detectam a presença dos anticorpos da classe das imunoglobulinas – IgA, IgM (que aparecem mais precocemente, em geral em torno de dez dias após a infecção) e IgG (estes chamados de memória tardia, ou seja, aparecem quando a exposição ao agente infeccioso ocorreu há mais tempo, depois de cerca de 15 dias). Uma característica interessante na Covid-19 é o aparecimento destes diferentes tipos de anticorpos em um mesmo momento, o que é chamado sincronismo. Esta característica tem gerado um grande desafio na interpretação destes exames.

O teste sorológico é realizado a partir de diferentes tecnologias. O imunoensaio enzimático (ELISA) revela a presença de IgA e  IgG. Já o sorológico por quimioluminescência (CLIA) é baseado na emissão de luz produzida por reações químicas e discrimina IgM (fase aguda da doença) e IgG (os anticorpos de memória). A sorologia eletroquimio luminescência (ECLIA), por sua vez, identifica os anticorpos totais, sem fazer diferenciação entre eles.

Como é feito: a sorologia é realizada em sangue venoso, coletado por meio de uma punção do sangue da veia do paciente. O sangue é coletado e armazenado em tubos para ser analisado em laboratório.

Os resultados são seguros? Os sorológicos apresentam menor sensibilidade para o diagnóstico da doença quando comparados ao RT-PCR, por isso não é recomendado para este fim. Se forem feitos logo no início dos sintomas, há um risco maior de dar um resultado falso negativo, uma vez que a produção de anticorpos pode ainda não ser suficiente. Mais raramente é possível ocorrer ainda a chamada reação cruzada: diante da presença de de anticorpos contra outros vírus, como o do H1N1, o exame revela um falso positivo para Covid-19.

Quais as vantagens? São úteis para avaliação da exposição prévia ao vírus de forma tardia após o início dos sintomas ou mesmo em assintomáticos. Como avaliam o grau de exposição de determinados grupos ou populações, são usados também em estudos epidemiológicos e ajudam na tomada de decisão sobre medidas de controle da doença.

Onde fazer? 

A Covid Solutions possui parceria com redes de laboratórios e clínicas de medicina ocupacional para realização de serviços in company. A aplicação dos testes é feita na empresa por equipe médica qualificada. Atendimento em todo o Brasil.

Saiba mais: https://www.covidsolutions11.com/testes-de-covid 



TIPOS DE TESTE: MOLECULAR

RT-PCR

Considerado o padrão ouro para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR constata a presença do material genético do Sars-Cov-2 na amostra do paciente. Por isso, o ideal é que seja feito na primeira semana de sintomas, de preferência não ultrapassando o 12º dia. É que nesse período a carga viral está mais elevada, o que permite detectar o RNA do SARS na amostra analisada.

Como é feito: o material de escolha para análise é a secreção respiratória, colhida no nariz e na garganta por meio do swab, instrumento semelhante a um cotonete.

Os resultados são seguros? Feito na janela de tempo correta, o exame tem alto grau de confiabilidade, acima de 90%, e dificilmente apresenta um resultado falso positivo. Os laudos costumam sair em até dois dias.

Quais as vantagens? Com o resultado positivo do RT-PCR, são determinadas estratégias, como o isolamento do paciente, e traçado o plano de tratamento. Sem contar que a confirmação da doença em uma pessoa serve para guiar a testagem de assintomáticos que tiveram contato com ela.

Onde fazer? O RT-PCR é feito nos atendimentos hospitalares, públicos ou privados, e está disponível nas principais redes de laboratórios privados.

A Covid Solutions possui parceria com redes de laboratórios e clínicas de medicina ocupacional para realização de serviços in company. A aplicação dos testes é feita na empresa por equipe médica qualificada.  Atendimento em todo o Brasil.

Saiba mais: https://www.covidsolutions11.com/testes-de-covid


fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/testes-do-novo-coronavirus/