A melhor forma de saber se você foi infectado pelo novo Coronavírus é realizar uma avaliação médica.
Para auxiliar no diagnóstico, existem alguns exames para COVID-19 que são realizados em laboratórios, hospitais ou na rede pública de saúde.
A Covid Solutions oferece testes in company - aplicação dos testes na empresa - e em domicílio.
Entre em contato e saiba qual o teste indicado para seus colaboradores.
QUANDO FAZER CADA UM DOS TESTES?
Os testes rápidos de antígeno e de anticorpos não competem entre si, são complementares!
PCR: Alguns dias antes do início dos sinais e sintomas até cerca de 7 a 10 dias após.
Teste rápido Antígeno AG: A partir do 2º dia de início dos sinais e sintomas (6º dia após a infecção)
até cerca de 7 a 10 dias após (12º a 15º dia após infecção)Teste rápido anticorpos IgG /IgM: A partir do 7º dia de início dos sinais e sintomas (12º dia após a infecção).
Para aumentar a sensibilidade realizar idealmente após o 10º dia dos sinais e sintomas (15º dia após infecção)
DIFERENÇA ENTRE OS EXAMES PARA A COVID-19:
SOROLOGIA
Quer saber se já teve COVID-19?
Para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença, existe o exame de sorologia. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 10º dia de início dos sintomas, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis. Dessa forma, esse não deve ser encarado como um exame confirmatório de uma infecção atual e, normalmente, é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o Coronavírus.
SOROLOGIA IGM E IGG OU IGA E IGG
São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM (ou IgA) e IgG em amostra de sangue do paciente. É aconselhado para pacientes com sintomas a partir do décimo quarto dia, tempo que leva para os anticorpos serem detectados de maneira confiável. Ressaltamos que um resultado negativo NÃO exclui a presença da doença.
RT-PCR
Está com sintomas e quer saber se tem Covid-19?
O RT-PCR é o teste que detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 em amostra obtida por meio de swab (cotonete) na mucosa nasofaringe (nariz e garganta). É um teste indolor, porém pode ser incômodo a alguns pacientes.
Pode ser realizado diretamente em laboratórios, ou através de serviço "in company", conforme descrito acima.
Normalmente o vírus da COVID-19 é detectado entre o 2º e o 12º dia de sintomas, por isso esse é o período recomendado para diagnóstico.
TESTES RÁPIDOS
São testes emergenciais ou ambulatoriais capazes de detectar proteínas na infecção e identificam a presença de anticorpos para o vírus. É um exame que não possui a precisão igual aos testes sorológicos realizados via sangue venoso. Mesmo para os anticorpos do tipo IgG que são produzidos mais tardiamente, o resultado do teste rápido não garante que não haja mais a infecção.
O teste rápido não detecta o Sars-CoV-2 em si, mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de ter ocorrido a infecção. É um teste que não requer equipamentos e o resultado é dado após poucos minutos.
QUEM DEVE REALIZAR O TESTE DE ANTÍGENO?
O teste de antígeno é indicado para pessoas com sintomas e suspeita da doença, preferencialmente antes do sétimo dia de sintomas. É muito importante destacar que se a suspeita clínica for alta, ou seja, paciente com sintomas típicos da doença há menos de 7 dias, um teste negativo não é capaz de excluir o diagnóstico e é indicada a complementação com RT-PCR.
Além disso, o teste também pode ser realizado em pessoas sem sintomas (assintomáticas), mas que tiveram contato com pacientes infectados com COVID-19. Em casos como esse, o teste de antígeno pode resultar em um diagnóstico falso-negativo, sendo recomendada a repetição do teste após 72 horas.