O reconhecimento facial deixou de ser uma tecnologia distante ou inacessível e passou a integrar diversos processos em empresas, trazendo mais economia e automação. Você deve se lembrar que há alguns anos, essa inovação estava presente em filmes e histórias de ficção e parecia algo muito distante da nossa realidade.
Felizmente, como tantas ideias surgindo e com mudanças cada vez mais rápidas, a Inteligência Artificial (IA) têm trazido diversas soluções para o mercado corporativo, otimizando processos e dando suporte a ação humana.
Hoje, a IA pode ser utilizada tanto para a saúde, quanto para a gestão de dados ou para o complemento da segurança. Sua implementação é muito vasta e tem se aprimorado de forma escalável. Mas, afinal, como ela se relaciona com o reconhecimento facial e como este processo pode ser benéfico para as empresas?
O que é o reconhecimento facial?
Trata-se de uma tecnologia que utiliza a biometria, softwares e imagens digitais para registro e reconhecimento de rostos. O serviço biométrico passa pela identificação de algorítimos, digitalização e autenticação de faces.De forma resumida, a câmera do equipamento faz o registro do rosto, envia os dados para um sistema, que codifica e armazena as informações.
Assim, toda vez que a pessoa se aproxima, a tecnologia já identifica os dados e libera o acesso. Este processo é executado de forma simples e rápida e pode ser aplicado em diversos cenários, como:
O reconhecimento facial mapeia os padrões do rosto, principalmente pelo registro e análise de cerca de 80 pontos faciais. Assim, ele acaba gerando uma espécie de “assinatura”da pessoa, única e intransferível.
Além de rápido e preciso, o sistema de reconhecimento facial otimiza o processo de identificação e o faz de forma extremamente segura. Com a combinação de dados, é mais difícil que ocorram falhas durante a operação, por exemplo.
Mas, uma das vantagens mais importante, sem dúvidas, é o reforço à segurança em diferentes níveis. Seja para acesso a dados e informações, seja para a tentativa de acesso físico. O reconhecimento facial atua para inibir tentativas de fraudes ou para diminuir a exposição de um local aos riscos.Porém, existem outros benefícios que devem ser levados em conta na hora da escolha pela implementação dessa tecnologia. Veja quais são:
Em tempo, vale lembrar que ainda estamos passando pelos efeitos da pandemia. Por isso, o reconhecimento facial também é vantajoso nesse sentido, pois diminuiu a necessidade de contato ou proximidade física.
O processo de planejamento e execução das ações de segurança envolve muito estudo e não à toa, é uma das prioridades de investimento em empresas. Um olhar cuidadoso para este quesito é o que vai garantir que os colaboradores e que o patrimônio da instituição estejam mais assegurados.
A segurança também possui certa complexidade e vai muito além da permissão de acesso. Até mesmo a capacidade de atendimento deve ser analisada, já que envolve diretamente o contato com o público e a manutenção da imagem e dos valores de uma empresa.Neste sentido, é sempre importante contar com o auxílio de especialistas e de profissionais habilitados, que não só sabem usar tecnologias como a do reconhecimento facial, como também estejam aptos para ter uma postura mais ativa ou preventiva diante de diferentes situações.
Pensar na proteção patrimonial e física das pessoas é uma questão importante para qualquer empresa. Sabemos que, em diversas instituições, não é possível deixar o acesso livre e sem registros, já que o local passa a correr riscos de roubos, furtos ou incidentes.
Por isso mesmo, o reconhecimento facial surge como um complemento importante para a segurança, servindo também como suporte à atuação humana. Normalmente, os equipamentos são instalados na portaria de prédios, empresas e condomínios, servindo para identificação de colaboradores, moradores, clientes, pacientes, etc.
Apesar de extremamente vantajoso, o reconhecimento facial exige alguns cuidados com o acesso à informação e privacidade das pessoas. Ter atenção a este aspecto, garante que sua empresa não corra riscos de processos ou desentendimentos.
Na realidade, a discussão sobre o acesso e utilização de dados é muito longa e mais séria do que muitos imaginam. Não é atoa que diversas empresas estão ajustando seus processos para se adequar à LGPD, que pode gerar penalidades e multas altíssimas.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio para proteger os direitos fundamentais de privacidade e liberdade das pessoas. Tais regulamentações possuem o intuito de criar um ambiente de segurança jurídica de informações pessoas ou de dados sensíveis (por exemplo, os que envolvem crianças e adolescentes).Com o reconhecimento facial, o registro do rosto da pessoa acaba sendo salvo em um banco de dados, fica armazenado e disponível para reutilização. Ainda que seja uma tecnologia cada vez mais popular e presente na vida cotidiana, é sempre importante que elas entendam e tenham consciência do que se trata este processo e suas implicações.
Saiba mais: https://www.covidsolutions11.com/hikvision-controlador-de-acesso
fonte: V&S Blog